Thursday, February 19, 2009

Os pregos na porta


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Esta é a história de um jovem que sempre que perdia a paciência dizia palavras que magoavam as pessoas à sua volta. Seu pai teve uma idéia: lhe deu um pacote de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência deveria pregar um prego atrás da porta do porão de sua casa. Rapidamente, a porta ficou repleta de pregos. Porém, à medida que ia aprendendo a controlar o seu gênio, colocava cada vez menos pregos atrás da porta. Descobriu que podia controlá-lo pois a ação de pregar o fazia refletir sobre sua má atitude.
Chegou finalmente o dia em que pôde controlar seu caráter e já não tinha motivo para pregar. Quando informou ao seu pai, ele sugeriu que o filho retirasse um prego a cada dia que conseguisse controlar seu caráter. Os dias passaram e o jovem pôde finalmente anunciar ao seu pai que não havia mais pregos a retirar da porta. Seu pai então lhe disse:
"Você trabalhou duro, meu filho, mas olhe todos estes furos na porta. Nunca mais a porta será a mesma. Cada vez que você perde a paciência, deixa cicatrizes exatamente iguais às que você vê aqui. Você pode insultar uma pessoa e retirar o que disse, mas a ferida permanece e o mal se espalha. Uma ofensa verbal é tão prejudicial como uma ofensa física. Agora é preciso trabalhar muito mais para que a porta fique como antes. Você deve reparar cada furo e, ainda assim, dificilmente conseguirá que fique como era antes".
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Uma pessoa muito especial me contou essa historinha um dia, e eu nunca mais esqueci. Será que às vezes a gente não deveria pensar mais um pouquinho antes de agir, ou de falar? Duas, três vezes...
É incrível como achamos que temos razão e motivos para fazermos ou falarmos certas coisas quando estamos com raiva ou magoados. E também é incrível como palavras ou mesmo o silêncio podem simplesmente ACABAR com o dia de uma pessoa. Portanto, "cuide para que suas palavras sejam melhores que o seu silêncio". MELHORES, não piores. E, se forem, não hesite em dizê-las. Ninguém acha ruim receber um elogio quando fez alguma coisa boa.
Na boa, os pregos deixam marcas... assim como as palavras. Just be careful with what you say.